A tríade sintomatológica do TDAH

Desatenção, hiperatividade e impulsividade são sintomas do TDAH. Fotografia de Guilherme Stecanella (Unsplash).

Desatenção, hiperatividade e impulsividade são sintomas do TDAH. Fotografia de Guilherme Stecanella (Unsplash).

Muito se fala sobre o que é ou deixa de ser o TDAH. E você pode entender um pouco melhor sobre isso, clicando aqui. Mas você sabe qual é a sua “tríade sintomatológica”?

São os três sintomas principais que o caracterizam: desatenção, hiperatividade e impulsividade.

Simples assim? Não.

É preciso que essas características estejam causando um impacto significativo na vida acadêmica e social da pessoa, ocasionando dificuldades de aprendizagem e de relacionamento.

A desatenção é um dos sintomas do TDAH.

A desatenção é um dos sintomas do TDAH.

Exemplos de sintomas do TDAH

São exemplos de desatenção: ter dificuldade para prestar atenção a detalhes, cometer muitos erros por descuido, ser excessivamente distraído, demorar mais do que os outros da mesma turma para concluir as tarefas etc.

Já a hiperatividade pode ser exemplificada com: agitação e inquietação excessivas, falar muito e sem parar, receber muitas reclamações por causa do comportamento e ter dificuldade de concentração.

Algumas características da impulsividade, por sua vez, podem se confundir com as da hiperatividade, como falar e agir sem pensar, brigar muito etc. Muitas vezes, espera-se que a criança que tem TDAH tenha problemas acadêmicos, mas os traços do transtorno podem aparecer muito mais nas questões de comportamento na escola.

A pessoa que tem TDAH tem que ser desatenta, hiperativa e impulsiva?

Não necessariamente: há casos de pessoas com TDAH que não têm dificuldades importantes na escola ou que têm facilidade para se relacionar com as pessoas, e há também os casos em que há apenas hiperatividade ou desatenção.

Os casos em que existe apenas o traço da desatenção tendem a ficar sem suporte, uma vez que a criança não “causa problemas", ficando muitas vezes negligenciada.

Um dos traços do TDAH é a hiperatividade.

Um dos traços do TDAH é a hiperatividade.

Que exame detecta o TDAH?

Ainda não existem exames que detectem o TDAH, e o diagnóstico é clínico e multidisciplinar, devendo levar em consideração a visão da própria pessoa, da família, da escola e dos profissionais que a acompanham. E isso deve ser feito com muito cuidado e respeito, evitando as intervenções inadequadas e a estigmatização daquele indivíduo, que não deve ser reduzido a um traço do seu desenvolvimento.

A impulsividade é o sintoma menos conhecido do TDAH.

A impulsividade é o sintoma menos conhecido do TDAH.

Nenhum sofrimento deve ser minimizado ou ignorado. E a finalidade do diagnóstico é a de ser uma luz na hora de definir as melhores formas de ajudar. Portanto, se você ou alguém que você ama está sofrendo com esses sintomas, procure um profissional de sua confiança.

Se quiser entrar em contato comigo, é só clicar aqui.

* Atualizado em 12 de julho de 2021, às 12h26.

Anterior
Anterior

Dislexia

Próximo
Próximo

Ler e escrever não é natural