Ler e escrever não é natural

greenchameleon_unsplash.jpg

A alfabetização é um processo cultural pelo qual o cérebro humano está apto a passar, mas que necessita de uma iniciativa de ensino e aprendizagem para acontecer. Embora existam exceções, não é algo que acontece naturalmente, sem que haja um esforço focado nisso.

Mas é certo que este é um aprendizado muito precioso, que dá acesso a tantos outros e que amplia nossas possibilidades de comunicação com o meio e nos insere de maneira mais efetiva no mundo de que fazemos parte.

A alfabetização passa por diferentes aspectos, que devem ser considerados com muita atenção, como os linguísticos, os interativos e os socioculturais. Ou seja, passa pela nossa capacidade de conhecer os elementos da língua e suas unidades, como as letras, seus sons, sílabas e palavras, bem como pelas formas como a língua se manifesta em nossa cultura, como os tipos de texto e seus contextos. Isso sem falar na inserção num ambiente que proporcione o acesso e a exposição à leitura, com livros e histórias.

É claro que o aprendizado depende também de outros aspectos, como as nossas emoções, por exemplo, mas quando todos os elementos acima estão em harmonia, é esperado que consigamos proporcionar um processo de alfabetização mais leve e eficiente.

Anterior
Anterior

A tríade sintomatológica do TDAH

Próximo
Próximo

Por que os jogos online são tão sedutores?