Como o educador pode ajudar?

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[Aviso de gatilho: suicídio]

Quando o educador identifica que pode haver um aluno sob risco de suicídio, é importante que ele tenha consciência do que pode fazer para ajudar e como deve abordar o aluno de forma que consiga ajudá-lo. Aí vão algumas dicas:

  • Chame o aluno para conversar num lugar privado e diga a ele que você está preocupado e por quê. Reserve um bom tempo para essa conversa e não a faça às pressas.

  • Lembre que o aluno deve estar hipersensível e que uma abordagem mais abrupta pode resultar em evitação. Ao mesmo tempo, faça perguntas de forma clara e objetiva, para que ele se sinta à vontade para falar sobre qualquer coisa.

  • Escute de fato o que ele tem a falar, com calma, sem interrupções e sem julgamentos.

  • Compreenda que o comportamento do aluno pode apresentar alguma ambivalência, como em alguns momentos aceitar ajuda e em outros rejeitá-la.

  • Não prometa guardar segredo a respeito de pensamentos suicidas e deixe isso claro; mesmo que o aluno fique chateado com você, a segurança dele é mais importante neste momento.

  • Encoraje o aluno a buscar um adulto de confiança para contar como está se sentindo. Ofereça-se para conversar com essa pessoa ou acompanhá-lo nessa conversa, mas só o faça se o aluno autorizar.

  • Se notar que o aluno se machucou ou pode se machucar intencionalmente, procure ajuda imediatamente. Pode ser o psicólogo da escola, um psiquiatra, um clínico ou até mesmo um posto de saúde.

  • Elabore com a escola estratégias para garantir a segurança daquele aluno e para aumentar o apoio da comunidade e dos colegas a ele.

Se você ou alguém que você conhece precisa de ajuda, busque um adulto de confiança, um profissional de saúde mental ou ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV). O telefone é 188.

Fonte:

Prevenção do suicídio: Manual para professores e educadores e Preventing Suicide: Information for Teachers and Other People Working in Schools, da Organização Mundial da Saúde (OMS); e Suicide Prevention Resources: Risk Assessment, da Be You.

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