7 formas de incentivar seu filho a ler

Imagem de Wolfgang Eckert, por Pixabay.

Imagem de Wolfgang Eckert, por Pixabay.

Seu filho está entretido com o videogame e você grita: “Largue esse jogo! Vá ler um livro!". Quantas vezes isso já funcionou? Eu imagino que você tenha atingido seu objetivo um total de zero vezes. rs. Mas nem tudo está perdido! Venha comigo que eu vou mostrar sete formas de fazer a leitura deixar de ser obrigação e se tornar um prazer na vida de toda a família.

1 Conte histórias.
As crianças podem começar a ser estimuladas à leitura antes mesmo de aprenderem a ler. Se elas se acostumam a ouvir histórias desde cedo, já começam a desenvolver o gosto pelas narrativas e pelos processos despertados pela leitura, como a imaginação e a reflexão.

2 Tenha livros em casa e os deixe ao alcance das crianças.
Livros tradicionais, livros de plástico para o banho, livros sem palavras, livros sensoriais, com texturas, histórias em quadrinhos... Um ambiente repleto de livros faz com que seu filho crie intimidade com eles. Ao manuseá-los, a criança assimila como as histórias se estruturam e de que forma se conduz uma leitura.

3 Crie o hábito de ler para a criança ou com ela.
Inserir a leitura na rotina é uma forma de torná-la parte natural do dia a dia, sem stress. Muitas pessoas gostam de ler antes de dormir, mas vocês podem escolher o horário que funcione melhor para a família. Se seu filho já lê sozinho, vocês podem ler lado a lado, no mesmo ambiente. Além de adquirir o hábito da leitura, vocês vão estreitar os laços uns com os outros. Se você ainda não tem o hábito de ler, é uma ótima oportunidade.

4 Converse sobre o que estão lendo.
Conte sobre suas leituras e pergunte ao seu filho sobre as dele. Demonstre interesse real sobre os seus assuntos. Notando a importância que você dá ao hábito de ler, seu filho consequentemente vai valorizar os livros e a leitura.

5 Faça passeios a livrarias e bibliotecas.
Muitas pessoas crescem acreditando que ler é chato, cansativo, um sacrifício. Coloque os livros como parte do roteiro de lazer, e eles ganharão uma conotação de prazer no imaginário das crianças.

6 Dê livros de presente.
Trazer a leitura para datas especiais mostra o quanto você a valoriza, e isso vai influenciar a forma como a criança vê os livros: como objetos especiais e que podem ser fonte de alegria.

7 Não tenha preconceitos com livros da moda.
Claro que você deve estar atento a eventuais conteúdos inadequados, mas procure não resistir ao desejo do seu filho de ler livros que estejam na moda entre os mais jovens. O livro de algum youtuber famoso, por exemplo, pode ser uma forma prazerosa de o seu filho criar o hábito da leitura. Com o tempo, seus gostos irão se ampliar naturalmente.

Anterior
Anterior

Mãe azul: visibilidade e inspiração

Próximo
Próximo

Benefícios da leitura para o seu filho