O quarto
O quarto é um jogo muito utilizado no consultório psicopedagógico, mas também pode ser jogado com a família e os amigos. É um jogo de regras, que exercita raciocínio lógico, atenção e concentração, bem como noção espacial e as capacidades de julgamento, estratégia, classificação e antecipação de ações.
Ele foi criado por um matemático suíço chamado Blaise Müller e deve ser jogado por dois jogadores, num tabuleiro quadrado, dividido por 16 quadrados menores. São também 16 as peças e cada uma é única, mas tem traços em comum com as outras. As peças podem ter uma de duas cores, ser pequenas ou grandes, quadradas ou arredondadas e ser totalmente lisas ou ter um ponto em seu centro.
O objetivo é fazer uma linha reta em qualquer direção com peças que tenham algum traço em comum e impedir que o seu oponente faça o mesmo, numa dinâmica que lembra um pouco o jogo da velha, mas é mais complexa — o nome “quarto” é uma referência à quarta peça, que conclui o jogo.
Uma grande diferença do quarto para os outros jogos é que todas as peças estão disponíveis para os dois jogadores e quem conduz as jogadas é o oponente, é ele quem escolhe a próxima peça que você vai colocar no tabuleiro.
O que você achou? Já jogou o quarto? O meu eu comprei da Maria José Saldanha e acho um jogo bonito demais! Você também pode fazer uma experiência jogando online.