Nem lá nem cá
Pais de pré-adolescentes ficam perdidos com bastante frequência. Parece que a adolescência chega cada vez mais cedo e não sabemos lidar com isso. Se seu filho de 9 anos ainda é uma criança aos seus olhos, por que ele já começa a ter alguns comportamentos típicos dos adolescentes? Mudanças de humor, desinteresse pelas brincadeiras mais infantis... Tudo isso não deveria chegar mais tarde? A falta de informação nos deixa ainda mais aflitos. Entre pilhas e mais pilhas de livros sobre bebês, crianças e adolescentes, não encontramos nada sobre os famigerados pré-adolescentes. Ou quase nada.
Foi se sentindo órfã de um roteiro para compreender essa fase da vida que a jornalista Daniela Tófoli se empenhou na escrita de Pré-adolescente: um guia para entender seu filho. Profissional experiente, quando sua filha Helena entrou na pré-adolescência, Tófoli já trabalhava havia cerca de dez anos para a revista Crescer, da Editora Globo, cujo público-alvo são gestantes e responsáveis por crianças de até 8 anos. Passou então a se dedicar também à pesquisa sobre o estágio seguinte, que entende como o período entre os 8 e os 12 anos. E essa pesquisa, além do livro, deu origem ao blog semanal Mãe de Tween, publicado no site do jornal O Globo. (A palavra “tween”, do inglês, é uma forma de se referir aos pré-adolescentes, fazendo um trocadilho com “between”, “entre”, e “teen”, abreviação de “teenager", “adolescente”.)
Em Pré-adolescente: um guia para entender seu filho, a autora passa pela maior parte dos assuntos que costumam afligir os pais nessa fase, buscando explicações que tocam tanto as mudanças cerebrais e hormonais quanto o contexto cultural e social do que significa ser pré-adolescente hoje. Autoestima, smartphones, bullying, alimentação, namoro, consentimento... todos esses temas são contemplados neste livro, que tem uma leitura muito fácil e agradável, bem própria do formato jornalístico.
A leitura flui tão rápido que temos a impressão de que ficou faltando alguma coisa; os assuntos não são tratados com grande profundidade. Mas entendemos que esta não é a proposta do livro, que se apresenta mais como um manual rápido e acessível para pais e responsáveis sobreviverem a essa fase. Para quem quer mais informação, no entanto, a autora sugere outras leituras ao final de cada capítulo, uma possibilidade de expandir nossos conhecimentos.
Nem sempre nos lembramos do quão difícil é atravessar tantas mudanças nesse período de nossas vidas. E ter acesso a alguma informação sobre o assunto ajuda não só a refrescar nossa memória como a perceber que não estamos sós em nossas angústias. Para sobreviver, porque, sim, vai passar, precisamos estar abertos a escutar, a aprender e a desenvolver aquela que é uma das maiores virtudes que pais e mães podem ter: a paciência.
Ficha:
Título: Pré-adolescente: um guia para entender seu filho
Autora: Daniela Tófoli
Editora: Principium
Número de páginas: 144
Sumário: Introdução / A culpa é do cérebro! / Qual o papel dos hormônios, afinal? / Um corpo em transformação / O poder da autoestima / Bungee jump das emoções / Adulto não entra! / Ele não quer mais brincar... / ...Mas não larga o smartphone / O bicho-papão chamado bullying / Mais do que frio na barriga / Tentando equilibrar a balança / Difícil de dormir, difícil de acordar / Criança não namora. E pré-adolescente? / O que vem pela frente / Fontes consultadas / Bibliografia / Notas / Sobre a autora / Créditos